10 incríveis benefícios da música no dia a dia que você precisa conhecer

Por Redação 14 de August de 2019
A música está presente em nosso cotidiano e através de diferentes formas, é possível criar uma conexão com ela, capaz de influenciar desde os nossos sentimentos até o nosso psicológico. 
Conheça hoje 10 incríveis benefícios da música em seu dia a dia e veja como esses benefícios, podem impactar em sua vida e ainda, as melhores sugestões de músicas para te ajudar.

Os efeitos da música em nossa vida 

Música não é são apenas notas e letras cantadas de uma forma específica. São acordes, tons, melodias, experiências e sentimentos, todos presentes de uma forma totalmente harmônica.
Os benefícios da música acontecem a partir do momento em que ouvimos e até mesmo cantamos as melodias, fazendo com que o cérebro consiga liberar neurotransmissores que estão ligados diretamente com o prazer. 
Quando esses neurotransmissores são liberados, é possível aliviar dores e conseguir proporcionar sensação de tranquilidade e bem-estar.
São incríveis os efeitos que a música pode ter em nossa vida. Não é à toa que existe a musicoterapia, capaz de auxiliar de modo eficaz no tratamento de diversas doenças.
Mas vamos agora, conhecer 10 benefícios da música no dia a dia.
 

1.    Seja produtivo durante seu trabalho
Antigamente era proibido estar conectado a qualquer tipo de aparelho eletrônico em um ambiente de trabalho, que pudesse causar dispersão nos colaboradores. 
No entanto, ao perceber que a música consegue auxiliar no processo de produtividade, mais empresas começaram a permitir o uso do fone, para que os trabalhadores possam ouvir música durante sua rotina.
A explicação para isso é que o cérebro consegue perceber a música como algo de que a pessoa gosta e assim, quebrar com a monotonia e rotina das tarefas, despertando o interesse ao ouvir uma determinada música.
I Dont Care Feat - Justin Bieber

2.    Aliviar o estresse
Existem algumas músicas que de forma muito prática conseguem melhorar os níveis de estresse no organismo. Especialmente a música clássica que gera um efeito calmante a partir das primeiras notas ouvidas.
Ouvir músicas e especialmente músicas que goste, pode ajudar inclusive nos momentos mais intensos de estresse, ajudando a mudar os pensamentos e tirar o foco de um determinado problema.
Someone like you - Adele

3.    Melhora a qualidade do sono
Além de ser um dos 10 benefícios da música no dia a dia, também é uma excelente dica para quem sofre com a insônia.
Uma pesquisa realizada com a participação de estudantes, indicou que ouvir músicas eruditas ou mesmo, qualquer outra música que seja mais tranquila, consegue ajudar a relaxar e fazer a pessoa dormir em menor tempo do que em outros dias.
Ouvi dizer - Melim

4.    Excelente desempenho durante a atividade física
Não é à toa que ao frequentar a academia é possível notar muitas pessoas utilizando fones de ouvido. A música ajuda a aumentar o desempenho durante a realização da atividade física, conseguindo proporcionar até mesmo o ritmo necessário para realizar as atividades físicas com excelente desempenho. 
E a música é muito bem-vinda não apenas na academia, mas durante a realização de qualquer outra atividade, mesmo em outros ambientes.

Bola rebola (part tropkillaz mc zaac e j balvin) - anitta

5.    Alivia não só o estresse, mas também a ansiedade
Por vezes as pessoas entendem estresse e ansiedade como uma única coisa. No entanto, são “doenças” bem diferentes.
E por tanto a música consegue aliviar o estresse e também, a ansiedade. Existem estudos que revelam que ouvir música pode reduzir a ansiedade em até 65%.
Cada vez mais a musicoterapia tem ganhado espaço, a partir do momento em que indica os melhores resultados ao longo do tratamento dos pacientes.
Mas para isso, é preciso selecionar as músicas adequadas para causar esse efeito calmante e que consiga de fato, diminuir a ansiedade.
Pé na areia - Diogo Nogueira

6.    Bom humor lá em cima
Depois de um dia estressante, cansativo e ainda ter que ficar algumas horas no trânsito, ouvir aquela música que tanto gosta e que traz boas lembranças e sensações, pode ajudar a aliviar o cansaço e estresse trazendo novamente o bom humor.
Prepare uma playlist com as suas músicas favoritas, para poder acessar facilmente quando estiver naqueles dias mais difíceis e cansativos e rapidamente, o seu bom humor irá voltar para você.
Balanco de morango - Coldplay (tradução)


7.    Ajuda a aliviar a dor
Um dos benefícios de ouvir músicas no dia a dia é conseguir auxiliar diretamente na saúde e de forma pratica, aliviando a dor. 
Em diferentes idades é possível verificar os benefícios da música para aliviar a dor, mas especialmente nos idosos os resultados podem ser ainda melhores e mais visíveis
Inclusive em pacientes que estão no pós-cirúrgico a música consegue auxiliar eficazmente, para que o paciente consiga uma rápida recuperação.
Um estudo realizado pela Universidade do Texas indicou em estudo realizado, que a seleção de músicas pode auxiliar no tratamento de pacientes com câncer, lidar com o estresse durante o tratamento e ainda, aliviar a dor e desconforto.

Que saber- Ana Carolina


8.    Melhora a memória
Ao ouvir a música vários sentidos, emoções, sentimentos podem vir à tona e principalmente, lembranças. 
Podem ser lembranças que estejam diretamente ligadas a uma determinada música ou ainda, despertando para outras lembranças e até mesmo criando novos lugares em sua mente.
É um verdadeiro exercício para a memória permitindo que fatos e momentos não caiam no esquecimento e ainda, auxiliando o inconsciente a trazer diversos fatos para o consciente, o que pode causar diversos sentimentos ao escutar uma ou mais músicas.
Cobertor (part projota) - Anitta

9.    Auxilia no desenvolvimento dos movimentos
Dependendo do estilo de música que mais gosta de ouvir, não precisa estar em uma festa para já começar a se remexer e pelo menos marcar o ritmo com os pés. 
Com o ritmo próprio de cada música são liberados neurotransmissores que despertam o desejo de dançar e movimentar conforme a música.
E por isso, inclusive para as crianças é importante a música durante os seus primeiros meses e anos de vida, para ajudar no desenvolvimento e coordenação dos movimentos

Firework - Katy Perry


10.    Estude com música
Não só a produtividade no trabalho, mas também a organização e melhor desempenho nos estudos devem estar presente, na lista dos 10 principais benefícios da música no dia a dia.
Para muitos estudantes a música é uma excelente forma de conseguir até mesmo manter a concentração. Por mais que os pais e muitas outras pessoas não consigam entender e realizar a atividade de estudar com música, essa é uma forma excelente de conseguir manter o cérebro ativo, melhorar a memória e conseguir estudar de uma forma divertida e excelente.
Miss movin39 on - Fifth Harmony

Na sua vida você já consegue perceber alguns desses benefícios? Se ainda não consegue, escolha algumas das músicas que trouxemos aqui e comece hoje mesmo, a montar a sua playlist para desfrutar desses e outros benefícios de escutar música todos os dias. 

(Fotos via Pixabay)